TRANSCENDÊNCIA: QUANDO O CORPO VERDADEIRAMENTE DESCANSA

TRANSCENDÊNCIA:

Quando o corpo verdadeiramente descansa

A meditação está se tornando cada vez mais popular para controlar o estresse, mas a verdadeira experiência de transcendência tem um efeito muito mais profundo do que apenas o relaxamento.Infelizmente, o conhecimento de como transcender de forma fácil estava esquecido até pouco tempo atrás.

Os textos antigos sobre a tradição do conhecimento descrevem a transcendência como a maior experiência humana, essencial para o desenvolvimento humano total. Hoje, podemos confirmar isso através da ciência moderna, estudando o que acontece no corpo e no cérebro durante a prática da Meditação Transcendental.

1. Um estado profundo de descanso: muito maior do que o relaxamento normal adquirido numa noite de sono profundo.

2. Paz interior e felicidade: diminuição significativa de hormônios do estresse e aumento de hormônios da felicidade (serotonina).

3. Desenvolvimento holístico do cérebro: aumento significativo da coerência no EEG e ativação de regiões mais sutis de funcionamento cerebral.

Estes motivos fazem a prática da MT ser bastante eficaz em todas as áreas da vida.

 

MT Promove Descanso Profundo

Quando a mente transcende o menor impulso de pensamento, ela entra em um estado de silêncio interior completo. Isso acontece de forma natural e sem esforço. Não conseguimos silenciar a mente e nem precisamos. Com a técnica certa, a mente caminha sozinha. Quando a mente transcende, o corpo chega espontaneamente em um estado muito profundo de relaxamento, muito mais profundo que o sono.

Este estado pode ser medido objetivamente por meio do monitoramento do consumo de oxigênio. Este gráfico, feito a partir de estudo conduzido na Harvard Medical School, mostra que durante a MT o corpo entra em um estado de repouso que é duas vezes mais profundo do que o descanso mais profundo durante o sono. Mais de 30 estudos em todo o mundo confirmam o descanso profundo durante a prática da MT.

Este descanso profundo ativa o poder de cura interior de nossos corpos. Relaxamento significa relaxar as tensões. O corpo tem uma forma natural para remover todas as tensões acumuladas. Isso é o que fazemos durante o sono,
mas o descanso durante o sono não é profundo o suficiente para remover as tensões traumáticas mais enraizadas. A transcendência irá fazer exatamente isso.

O estresse perturba o funcionamento normal do cérebro, causando, entre outras coisas, uma diminuição na produção do “hormônio da alegria,” a serotonina. A falta de serotonina influencia não só o nosso sentimento de
felicidade, como também está associada a enxaquecas, distúrbios do sono, ansiedade, explosões de raiva, doença de Alzheimer, distúrbios, vícios e muitos outros.

É possível produzir artificialmente a serotonina (como os antidepressivos fazem), mas isso só trata os sintomas e não o problema em si. A experiência de transcender, por outro lado ativa a capacidade de cura do corpo, de modo que o cérebro possa funcionar normalmente. O resultado? Um aumento natural na produção de serotonina durante a prática da MT, e,consequentemente, durante o resto do dia. Isto tem implicações em todas as áreas da vida.