Meditação nas Escolas: melhor desempenho e concentração

O objetivo central da educação é criar os grandes líderes de amanhã. Essa meta pode ser facilmente alcançada com a existência de um método que permita os jovens a desenvolverem todas habilidades necessárias para a vida, alcançando o seu potencial criativo e intelectual, ao mesmo tempo que os permitam um alto padrão de equilíbrio e pensamento ético.

A técnica da Meditação Transcendental pode ser uma abordagem eficaz para melhorar o desempenho dos alunos em diversas áreas escolares, como em matérias que exijam certa concentração, atividades de leitura, interpretação de textos e exercícios de matemática.

Entre todas as pessoas que praticam a MT, os jovens são os que sentem efeitos mais significativos, pois se encontram numa fase onde o cérebro está em pleno desenvolvimento, daí conseguem vivenciar a sua verdadeira natureza ilimitada, experimentando efeitos impressionantes.

Isso pode ser provado em diversas histórias de sucesso em educação onde a Meditação Transcendental foi ensinada aos estudantes.

Mais de 700 escolas – públicas e privadas – ao redor do mundo, incluíram a prática da MT em seus currículos. O melhor exemplo que pode ser dado é a pequena instituição de ensino que fica em Iowa, nos EUA, a Escola Maharishi para a Era da Iluminação (MSAE, na sigla em inglês). Ela foi criada há 30 anos e conta com um projeto para demonstrar os efeitos da MT sobre o pleno desenvolvimento da criança.

A ideia é que os pequenos possam praticar a técnica durante o horário que estiverem na escola. Esse projeto se tornou um grande sucesso. Todos os anos esses alunos participam do Campeonato Internacional para soluções criativas de problemas contra outros 100 mil estudantes considerados os mais criativos do mundo. Os alunos da Escola Maharishi já venceram 04 desses campeonatos e ficaram na lista dos 10 melhores diversas vezes.

Um outro estudo realizado nos Estados Unidos entre estudantes com baixo desempenho nas disciplinas de inglês e matemática, mostrou que os alunos que aprenderam a técnica da MT tiveram um aumento significativo nas notas dessas matérias.

Segundo o coautor da pesquisa, o Dr. Ronald Zigler, da Universidade da Pensilvânia: “Os resultados do estudo dão apoio a uma tendência recente na educação e foca no desenvolvimento mente/corpo do aluno para a melhoria do desempenho escolar”, afirma (fonte: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=meditacao-transcendental-melhora- rendimento-escolar&id=6283).

Ainda de acordo com essa pesquisa, entre os alunos que tinham os níveis mais baixos de desempenho escolar (considerado “abaixo do básico” e “muito abaixo do básico”), os alunos que fizeram a MT apresentaram uma melhora significativa, em relação aos alunos usados como controle, que apresentaram um pequeno ganho.

Os cientistas relataram ainda que os estudantes ficaram mais calmos, aparentemente mais felizes e menos hiperativos, apresentando uma maior capacidade para se concentrar no trabalho escolar.

Aqui no Brasil, a meditação faz parte do Programa Mais Educação, do Ministério da Educação, que tem a finalidade de desenvolver em 60 mil escolas atividades que contribuem para a aprendizagem dos estudantes, estimulando o funcionamento do cérebro, a criatividade e a inteligência.

Esses estudos só confirmam que os diversos efeitos positivos da Meditação Transcendental demonstrados nos adultos, são ainda mais evidentes nos jovens estudantes.

Dentre os inúmeros benefícios que as pesquisas revelam, podemos citar: diminuição do estresse na escola, memória melhor, melhor desempenho acadêmico, aumento da criatividade e inteligência, diminuição da sonolência, rápido aprendizado de novos conceitos, melhor comportamento, aumento da autoconfiança, melhora da saúde física, mais energia e melhora nos valores sociais.

Agende a sua aula introdutória gratuita e conheça de perto os efeitos positivos da Meditação Transcendental.