Como a MT pode me ajudar no dia a dia?

Ao proporcionar o repouso profundo, a Meditação Transcendental ajuda no desenvolvimento de diversas atividades em nosso dia a dia.

Atingir um processo de criatividade mais intenso, na melhora a qualidade do sono, no aumento da eficiência, da disposição, além da concentração e foco, deixando o praticante mais preparado para enfrentar as diversas pressões diárias.

Além disso, neste texto você vai aprender como a MT pode lhe ajudar em questões como:

  • Distúrbio do sono e insônia
  • Ansiedade
  • Autoconfiança
  • Estresse
  • Criatividade

Você sente necessidade de melhora em alguns desses pontos? Se sim, continue conosco.

Distúrbio do sono e Insônia

insônia

A insônia tem diversas causas, mas uma das principais é o baixo nível de serotonina no corpo.

A serotonina é também chamada do “hormônio da felicidade” e ela está ligada intimamente a outros hormônios bastante importantes, como a melatonina. A melatonina é a substância que regula diretamente o sono.

Quando temos pouca serotonina agindo em nosso sistema nervoso, consequentemente a melatonina passa a ser produzida de forma desregular, causando dessa forma a tão desagradável insônia.

Com a prática da Meditação Transcendental (MT), as substâncias que são responsáveis pelo estresse, como a adrenalina e o cortisol, começam a diminuir e, concomitantemente, os níveis do serotonina começam a se elevar espontaneamente, agindo diretamente na qualidade sono.

Ansiedade

ansiedade

O estado ansioso acontece em nosso corpo quando ocorre uma excessiva excitação em nosso sistema nervoso central ao passarmos por alguma situação de perigo. É quando a nossa mente recebe a mensagem que precisa estar em alerta.

Porém, o que interpretamos hoje como “perigo” vai muito mais além do que o perigo de vida propriamente biológico.

Diversos fatores desencadeiam para disparar o estado ansioso em nós, como, por exemplo, o simples fato de estar diante de uma situação nova e inesperada.

Essa sensação desconfortável só desaparece quando nos sentimos seguros, acolhidos e tranquilos.

Através do alcance da transcendência, a mente é conduzida para um estado mais profundo de relaxamento, ativando o corpo a se curar das tensões que estão acumuladas.

Com isso, os sentimentos de medo e ansiedade vão diminuindo, até desaparecerem espontaneamente.

Quanto maior o tempo da prática , maiores são os benefícios alcançados.

Autoconfiança

autoconfiança

“Acredite em si mesmo.”

A autoconfiança é a certeza que uma pessoa tem de ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa.

Mas a autoconfiança é o resultado de uma boa autoestima e também de uma autoimagem positiva.

A pessoa que é autoconfiante consegue se destacar em questões profissionais, acadêmicas e até amorosas.

Então não faltam motivos para querer ser uma pessoa autoconfiante, não é mesmo?

Muitos praticantes da MT percebem que a relação consigo mesmo e a clara sensação de ser realmente capaz e de confiar em si aumentam naturalmente após poucas semanas praticando a MT regularmente.

Estresse

stress

O estresse atualmente é o problema mais comum da modernidade e não há quem não se queixe de suas consequências.

É muito comum uma vida cheia de prazos, demandas, frustrações e aborrecimentos do dia a dia. Tudo isso vai acumulando tensões em todo nosso corpo.

Essas tensões, que não podem se neutralizar durante o descanso profundo do sono, acabam se acumulando em nosso corpo ao longo do tempo.

Durante a experiência da transcendência, a mente consegue entrar em um estado de silêncio interior por completo, fazendo o corpo experimentar um estado de repouso mais profundo do que o próprio sono.

O resultado disso é que o corpo é capaz de se recuperar do estresse de forma mais rápida e, com isso, passar a funcionar normalmente.

Com a regularidade da prática da MT o corpo vai por si só ganhando eficiência em eliminar o estresse em diversas atividades do dia a dia e, após o desafio ser superado, essa pessoa é capaz de relaxar com muito mais frequência do que aquele que não medita.

Estudos comprovam que meditantes depois de 3 meses da prática regular da técnica conseguem se manter mais calmos, mesmo em momentos fora da meditação.

Criatividade

criatividade

A criatividade surge quando o cérebro é capaz de funcionar de forma coerente por completo.

Um estudo realizado com alunos de escolas que adotam a Meditação Transcendental (MT) em seu currículo escolar, comprovaram que as crianças que realmente praticam a MT regularmente ao longa da sua vida escolar venceram quatro vezes o campeonato de Solução Criativa.

Muitos que praticam a MT são bem sucedidos, e isso está também atrelado a um aumento da inteligência criativa. Pois quando a mente aprende a se deixar ir e a relaxar, as ideias surgem.