A Meditação Transcendental e o Cérebro

Entenda como o cérebro reage durante a prática da MT.

cérebro3

Toda e qualquer atividade que nós desempenhamos é capaz de estimular uma região do nosso cérebro. Porém, ainda o utilizamos de forma muito limitada.

Essas partes do cérebro, já que não costumamos utilizar com frequência, não conseguem fazer as conexões necessárias para o desenvolvimento de funções cognitivas mais avançadas (como por exemplo, responder de forma efetiva a um desafio mais complexo que se apresente à nossa frente). Com o tempo, pela falta de uso dessas regiões, alguns neurônios dessa área cerebral acabam morrendo aos poucos.

O grande problema é que não somos acostumados a treinar o nosso cérebro para aumentar o seu desempenho. Mas essa capacidade de aumentar a potência cerebral pode, sim, ser alcançada: através da transcendência.

Medições da Coerência Cerebral

Os benefícios da transcendência no cérebro podem ser vistos através da ressonância magnética ou de forma mais simples, através de medições no electroencefalograma (EEG).

Como funciona?

cérebro2

Quando uma parte do cérebro está ativada, ela desencadeia uma atividade elétrica que pode ser medida pelo EEG.

Essas ondas de EEG vindas de diferentes partes do cérebro enviam informações para o computador, que por sua vez calcula, em tempo real, em que grau essas ondas se sobrepõem, demonstrando se há ou não uma coerência absoluta naquele instante.

Havendo coerência entre as ondas, significa que as diferentes partes do cérebro estão funcionando juntas e de forma harmonizada.

Durante as atividades normais do dia a dia, a coerência costuma ficar entre 30% e 40%, sendo considerada baixa. Mas durante a Meditação Transcendental  essa coerência aumenta de forma imediata, fazendo o cérebro trabalhar de forma integrada.

Com o passar do tempo experimentando essa coerência em nível mais alto, que é o ideal, o cérebro acaba se acostumando e funcionando com alta coerência constantemente, mesmo quando não se está praticando a MT.

Ou seja, o aumento da coerência se torna mais estabilizado e é possível ver a diferença mesmo fora dos exercícios da técnica.

Os Efeitos da coerência cerebral

cérebro

Quer saber os benefícios disso?

Inúmeras pesquisas demonstram que tudo melhora se o nosso cérebro for capaz de trabalhar com mais eficiência como um todo.

Pessoas que apresentaram sintomas de TDAH observaram uma melhora significativa. Depois de um tempo na prática da MT os sintomas foram diminuindo consideravelmente e de forma natural.

Além do mais, há um aumento na capacidade de aprendizado e concentração, bem como da criatividade e da estabilidade emocional.

Observou-se também que os meditantes possuíam um comportamento mais ético, sendo menos impulsivos em suas ações.

Interessante, não?

No tocante à inteligência, desempenho intelectual e criatividade, a MT tem um efeito muito mais forte e transformador do que técnicas de relaxamentos e outras práticas meditativas.